Garantia da qualidade: como a Produza realiza a verificação dos produtos

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A garantia da qualidade na indústria de eletrônicos é alcançada com a adoção de procedimentos de controle em todas as etapas de produção, desde o design do produto até sua entrega e montagem. Os processos adotados devem seguir as normas de órgãos de regulamentação e também diretrizes internacionais para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), como a certificação ISO

Na produção eletrônica, o controle de qualidade é fundamental para evitar a comercialização de produtos defeituosos, devoluções e a necessidade de recall, situações que resultam em perda da credibilidade da marca e prejuízos financeiros.

A Produza investe em processos para controlar e garantir a qualidade dos seus produtos montados aqui. Confira, neste artigo, como procedemos.

Confira também: O que avaliar no processo de fabricação de placas eletrônicas

Garantia da qualidade: cuidados da Produza na montagem de placas e produtos eletrônicos

A Produza emprega processos em todas as etapas de acordo com padrões preestabelecidos por órgãos e instituições certificadoras. Seguimos, por exemplo, as normas IPC e temos a certificação ISO 9001:2015.

Conheça os mecanismos de verificação aplicados.

1. Sistema de rastreabilidade

Sistemas de rastreabilidade são adotados por empresas comprometidas com a inovação. Com o uso dessas soluções, a intervenção humana passa a ser mais estratégica e menos operacional, e os processos são melhor controlados.

Na Produza, cada produto  eletrônico possui um número único e rastreável, enquanto a PCI recebe a gravação de um QR Code. Dessa forma, o sistema monitora, controla e registra todas as movimentações de um produto em nossa fábrica, desde a compra até a fase de armazenamento. Assim, detectamos automaticamente uma placa eletrônica defeituosa — por meio da inspeção com a AOI (Automatic Optical Inspection) ou através de testes funcionais — e a localizamos para impedir a multiplicação de erros.

2. Controle durante todo o processo de montagem 

Além da AOI, outros controles são aplicados durante o processo de montagem de um produto eletrônico. O uso do equipamento SPI (Solder Paste Inspection) permite inspecionar a pasta de solda na linha de montagem SMD de forma automática, o que reduz em até 70% a possibilidade de defeitos na linha.

Outros controles de qualidade aplicados são o ESD (Electrostatic Discharge) — regulado pela norma ANSI/ESD S20.20, que prevê a adoção de práticas e uso de equipamentos antiestáticos — e o MSL (Moisture Sensitivity Level) — para controlar os componentes sensíveis à umidade. Além disso, os colaboradores também monitoram e registram ocorrências em cada uma das áreas da produção.

3. Identificação de material não conforme 

O SGQ prevê a prática de avaliações de conformidade. Cada produto possui um conjunto de requisitos que devem ser atendidos para estar de acordo com seu fluxo de processos. A definição de material não conforme identifica irregularidades em um produto, que podem variar de acordo com certificações, autoridades reguladoras ou requisitos do cliente.

Há dois tipos de materiais não conformes: os que são identificados no processo de produção e os identificados no momento de entrega pelos fornecedores. Ações são tomadas quando o material é definido como não conforme.

4. Ações corretivas e preventivas

Um produto não conforme é segregado em uma área específica e identificado por etiquetas e recipientes próprios. No entanto, algumas ações podem ser tomadas para corrigi-lo. O tratamento inclui todas as não conformidades — como de recebimento, operação e até reclamações de clientes. 

Caso sejam detectadas não conformidades, são tomadas também ações preventivas a partir delas, a fim de que esse tipo de ocorrência não volte a acontecer. 

Além disso, na Produza, qualquer colaborador pode sugerir uma ação corretiva que, após colocada em prática, passa por uma auditoria para verificar se houve êxito.

5. Foco na satisfação do cliente e na garantia de qualidade

A satisfação do cliente é o foco da Produza, por isso levantamos questionamentos estratégicos por meio de uma Pesquisa de Satisfação do Cliente. Há um questionário pré-definido de perguntas para entender melhor as necessidades do cliente, como:

  • Como melhorar a experiência do seu produto em relação ao design?
  • Como o processo produtivo pode evitar a quebra do produto?

As respostas são analisadas para identificar insatisfações e satisfações relacionadas aos demais procedimentos de verificação dos produtos e, assim, estabelecer procedimentos de melhoria contínua.

Confira também: Para que serve gestão da qualidade na indústria eletroeletrônica?

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A Produza utiliza os equipamentos e tecnologias modernas na montagem de placas e produtos eletrônicos. Atuamos em todas as etapas de produção, executamos testes em todos os itens antes de entregá-los e seguimos as normas e padrões para garantir a qualidade do produto final.

Por exemplo, com apoio da Produza, a Origem Motos começou a produzir a primeira motocicleta elétrica 100% nacional. Clique no link abaixo e acesse os detalhes dessa história num PDF explicativo. O material é gratuito.  

Case Origem Motos: Inovação, sustentabilidade e mobilidade, destaques de mais uma parceria bem sucedida com a Produza

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