O que é pallet seletivo?

pallet_seletivo

O pallet seletivo é uma técnica usada para isolar as partes do circuito com o objetivo de trabalhar em blocos. Isso é interessante porque organiza a lógica de trabalho e facilita processos de soldagem, por exemplo. É uma ferramenta utilizada para soldagem dos componentes PTH no equipamento de soldagem por onda. O componente PTH é aquele inserido em furos metalizados da placa e soldado com adição de solda pelo outro lado da placa. Porém, a maioria das placas possuem componentes SMD (que são os que não são soldados através de furos e sim através de PADs nas placas) nos dois lados da placa.

 

Para soldagem automática dos componentes PTH, o lado da placa que estão os terminais dos componentes vai passar em um tanque de solda e, se os componentes SMD não estiverem protegidos ou colados na placa, eles vão cair nesse momento. Isso porque a solda vai voltar ao estado líquido. É isso que torna o pallet seletivo tão importante. Ele cobre todas as regiões que não devem receber solda (componentes SMD, furos não utilizados e outras partes que não serão soldadas) deixando à mostra apenas as regiões com os terminais dos componentes PTH. Em outras palavras, o pallet seletivo é um gabarito que isola todos os componentes e a placa no lado de baixo, deixando à mostra apenas os locais onde possuem pinos dos componentes PTH para soldagem.

 

Optar por essa técnica é um cuidado a mais com a placa. A excelência na montagem é uma característica que deve ser buscada continuamente por quem quer garantir boa reputação no mercado e fabricar produtos que durem e sejam eficientes. No entanto, a técnica de pallet seletivo deve ser usada da forma adequada, caso contrário pode não trazer todos os benefícios para a montagem. Veja a seguir:

 

Vantagens e desvantagens do pallet seletivo

A escolha da técnica de montagem, dos equipamentos perfeitos e da organização dos processos é fundamental para um bom resultado na montagem de placas. Falamos continuamente aqui no blog, por exemplo, sobre a importância da folha de processos, da limpeza e da inspeção para um bom resultado. São esses pequenos detalhes que farão a diferença entre um imenso retrabalho no momento de testar e liberar as peças ou um processo tranquilo e rápido. Além desses cuidados, o pallet seletivo também precisa ser visto com atenção. Veja algumas vantagens e desvantagens:

 

Vantagens:

Isolar áreas soldadas de não soldadas

O momento de solda é crucial para a qualidade da placa eletrônica. Uma soldagem perfeita é realizada com muita cautela e principalmente planejamento. Sendo assim, mesmo antes de começar o trabalho é preciso ajustar quais as técnicas serão utilizadas, como orientar os operadores e o controle pré, durante e pós soldagem. Usar um pallet seletivo é a garantia de que as partes que não receberão esse tratamento ficarão isoladas.

 

Proteção térmica de outros componentes

Alguns componentes que ficam na parte inferior da placa, principalmente, podem ser prejudicados caso não haja a proteção adequada. É por isso que o pallet seletivo é recomendado. O deslocamento, superaquecimento ou até mesmo o descolamento de peças podem prejudicar todo o funcionamento da placa e inviabilizar as outras etapas da montagem. Por isso, se houver risco para o restante da montagem opte sempre por um pallet seletivo.

 

Desvantagens:

Isolamento inadequado

As desvantagens indicadas dizem respeito principalmente à falta de experiência no uso de pallet seletivo. A técnica em si é excelente, mas precisa ser bem feita. Quando não há a colocação correta, o fluxo de solda pode penetrar entre o pallet e a superfície da placa. O resultado pode ser a eletromigração iônica e degradação térmica na superfície da montagem, como explica esse artigo publicado pela Surpass, empresa que desenvolve soluções para processos industriais. Ainda segundo o artigo, o problema pode piorar. “No momento em que o resíduo do fluxo contaminar tanto a montagem quanto os pallets e ter uma perda generalizada do sistema de limpeza, os pallets também adicionarão contaminantes sobre a superfície de montagem da placa desde as aplicações de soldagem anteriores.”

 

Falta de cuidado com os pallets

Outro problema pode ocorrer por conta da falta de cuidado com os pallets. Como vimos anteriormente, os resíduos podem penetrar no pallet seletivo e danificar a placa que está sendo montada. Porém, o problema se torna ainda pior quando não existe essa percepção no momento do vazamento e outras placas também acabam sendo contaminadas com resíduos. Nesse caso, ao invés de um problema pontual, haverá um problema generalizado e um possível prejuízo de tempo e dinheiro.

A conclusão que tiramos sobre o pallet seletivo é que, apesar de ser bastante interessante para o isolamento de estruturas e utilização de técnicas para a montagem de placas que utilizam os dois lados, o pallet seletivo deve ser utilizado com muita técnica. De nada adianta escolher uma técnica para isolamento e organização do processo de montagem, se ele não é feito de maneira adequada. Por isso, se sua empresa não possui experiência na montagem, opte pela terceirização de serviços e pela ajuda de uma montadora especializada. A Produza tem expertise e experiência necessárias para criar produtos de excelência.

 

 

Caso tenha interesse em saber mais sobre o pallet seletivo ou queira fazer um orçamento, entre em contato conosco!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *