Quando falamos de produção de placas eletrônicas, devemos levar em consideração 5 fatores principais associados ao processo: qualidade, custo, flexibilidade, confiabilidade e rapidez. Na Produção de Pequenas Séries (PPS), estudam-se os possíveis trade-offs para evitar ao máximo perdas. Nesse modelo de produção em especial, o fator flexibilidade é privilegiado. Ou seja, diferente de uma produção de larga escala, que compete por custos, a PPS ganha seu mercado de outra maneira.
Na Produção de Pequenas Séries (PPS), trabalha-se com uma diversidade de produtos (protótipos geralmente), lotes reduzidos e com um fator de qualidade superior. Como a característica desse modelo é ter lotes pequenos, o cuidado para evitar defeitos deve ser muito maior, já que um produto com defeito representa um alto percentual deste lote.
Fizemos uma lista com os 5 fatores para se levar em consideração em produção de pequenas séries e as metas relacionadas a cada um deles. Podemos fazer as seguintes associações:
Embora haja maior atenção ao fator flexibilidade em produção de pequenas séries, não deve-se esquecer os outros, já que todos se complementam. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta no campo de comentários.
Crédito de imagem: Jarosław Puszczyński/CC
O BGA (Ball Grid Array) é muito utilizado em componentes eletrônicos devido a sua rapidez…
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…