engenheiro-de-materiais
Agora que já esclarecemos diversos pontos sobre algumas das engenharias, chegou a vez de falar de uma importante profissão para a indústria: o engenheiro de materiais. O engenheiro de materiais lida diretamente com pesquisas de ponta na indústria, já que é o responsável por pesquisar e testar novas alternativas para os materiais já existentes. Aliás, um bom engenheiro de materiais é disputado entre as empresas, como é o caso de Charles Kuehmann. O profissional foi recentemente “roubado” da Apple e passou a integrar a equipe da montadora Tesla e da empresa de exploração espacial SpaceX, ambas do empresário Elon Musk. Mas, para chegar a esse nível é preciso, claro, muito estudo e trabalho pela frente. Pronto para começar?
Quem optar por essa carreira provavelmente terá muitas oportunidades para trabalhar na indústria, em especial a petroquímica e a siderúrgica. Contudo, as possibilidades são muitas e é possível encontrar profissionais atuando em áreas como a construção civil ou, até mesmo, com produtos eletrônicos.
Tipos de resina, plástico, cerâmica e ligas metálicas fazem parte do vocabulário do dia a dia do engenheiro de materiais. Como combiná-los para obter o melhor resultado para o produto em questão é o grande mérito do bom profissional, por isso, é preciso estar constantemente atualizado e ter interesse por pesquisas. Conhecimentos sobre química, física e matemática são essenciais, o que faz do engenheiro de materiais um profissional visado também por outras áreas.
Por ser uma área considerada complexa, é fundamental que o engenheiro de materiais procure especializar-se. Em geral, as áreas de atuação são: cerâmica, metais e polímeros. Entretanto, outras áreas, como a nanotecnologia, estão ganhando espaço e obter uma especialização nelas pode se tornar um diferencial de mercado.
O tempo do curso superior para um engenheiro de materiais é de 5 anos. Existem cursos de menor duração e que tratam de temas correlatos, mas não conferem ao estudante o título de engenheiro, mas de tecnólogo.
A remuneração do engenheiro de materiais varia de acordo com a experiência do profissional. Atualmente, o salário inicial médio está em torno de 4 a 6,5 mil reais e pode chegar a 10 mil em um nível intermediário de carreira. No caso de profissionais experientes, e até cobiçados como é o caso de Charles Kuehmann, a remuneração costuma ultrapassar 15 mil reais.
Nessa área de atuação, o trabalho é muito técnico, mas também pode ser artístico, especialmente quando relacionado com atividades de design ou arquitetura. Este site traz vários exemplos de como o engenheiro de materiais pode atuar para desenvolver produtos inovadores e interessantes (até mesmo futurísticos), como é o caso da cozinha que se molda de acordo com a necessidade do usuário e o piso que brilha no escuro e serve para iluminar corridas noturnas.
Ficou interessado na carreira de engenheiro de materiais mas tem alguma dúvida? Entre em contanto por meio dos comentários.
Crédito de imagem: PublicDomainPictures/CC
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…