Quais custos ocultos uma CM elimina na montagem de placas eletrônicas?

custos ocultos

Contratar uma CM para a montagem de placas eletrônicas é vantajoso em muitos sentidos. Preocupar-se somente com aquilo que é a atividade fim da sua empresa é o principal deles. É difícil alguém discordar que a terceirização traz mais comodidade. O que nem todos concordam é que ter uma empresa especializada como parceira reduz uma série de custos ocultos, ou seja, aqueles que nem sempre são previstos no planejamento inicial e acabam representando um rombo no orçamento final do projeto. Veja alguns deles:

Custos ocultos: como a CM pode ajudar?

Não importa se sua empresa é grande ou pequena, experiente ou iniciante, em uma previsão de custos sempre haverá uma margem de erro. A questão é que quanto mais conhecimento se tem sobre um segmento específico menor é essa brecha. Isso porque é possível mensurar o risco e evitar que erros comuns ocorram. Nesse sentido, a parceria com uma CM especializada se torna fundamental porque os especialistas conhecem como ninguém quais são os custos ocultos da montagem de placas eletrônicas. Eles são capazes de fazer um orçamento real, já com esses fatores contemplados, sem sustos ao final do projeto. Veja três exemplos de custos ocultos:

Lead time

O lead time de compras pode ser um dos custos ocultos mais representativos no valor final de um projeto. Ele nada mais é do que o tempo entre a compra do componente até a chegada dele para a produção. Parece simples, mas calcular corretamente esse tempo pode fazer toda diferença nos custos. Um container preso no porto por conta de alguma inconsistência, por exemplo, pode gerar gastos em cadeia: tanto por conta da produção parada, quanto pelos gastos para manter a carga no porto. Saiba mais sobre como funciona o lead time de compras.

Logística

Ao orçar o preço de um lote de componentes você incluiu também todos os trâmites para transportá-lo e, principalmente, armazená-lo? Componentes eletrônicos, em geral, possuem necessidades especiais de armazenamento, como: temperatura, umidade, número de produtos por coluna de empilhamento, etc. Por mais que saibam disso, a logística é considerada um dos custos ocultos porque muitos orçamentos acabam não contemplando os gastos dessa operação que demanda consumo de energia, tecnologia de armazenamento e profissionais especializados.

Desperdício

Desperdício de tempo e matéria prima são gastos desnecessários que muitas empresas possuem por falta de experiência ou pouca habilidade dos profissionais envolvidos. Em uma  CM, há os melhores equipamentos e profissionais extremamente capacitados e acostumados com esse tipo de operação.Sendo assim, as chances de haver desperdícios é mínima e a margem de erro dos custos ocultos diminui. Melhor ainda se a parceria for firmada desde a idealização do projeto. Assim, os engenheiros responsáveis pela montagem podem passar orientações, por exemplo, sobre a medida ideal das margens para o bom funcionamento das máquinas, ou mesmo sobre qual é a melhor forma de comprar os componentes. Você sabia que comprá-los já em forma de fitas, ao invés de tubo, diminui muito as chances de erro e otimiza o trabalho?

 

 

Conhecendo alguns dos custos ocultos é possível ter a dimensão real e um comparativo honesto entre os custos da terceirização e da internalização da montagem de placas. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *